Workshop “A Ciência, Tecnologia & Inovação para o Brasil Amanhã”

Tempo de leitura: 1 minuto

O workshop “A Ciência, Tecnologia & Inovação para o Brasil Amanhã” será realizado no anfiteatro central do Instituto de Química da Unesp de Araraquara (IQAr) nos dias 9 e 10 de março.

O evento marca o lançamento dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da Unesp: o Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Micropoluentes e Radioativos (INCT-Datrem), coordenado pela professora Maria Valnice Boldrin, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat), coordenado pela professora Vanderlan Bolzani. Os dois foram selecionados entre os 102 projetos aprovados pelo CNPq, em dezembro de 2016.

Organizado pelo Curso de Pós-Graduação em Química do IQAr, o evento contará com eminentes cientistas de áreas distintas do conhecimento, com destacadas atuações também na gestão de políticas de ensino superior, pesquisa científica, tecnológica e inovação em instituições públicas do Estado de São Paulo e do Brasil.

Com programação que sintetiza as questões pelas quais os INCTs foram idealizados, o evento visa discutir o “futuro da ciência que o Brasil precisa para se tornar competitivo e inovador”, destacam os organizadores.

A conferência de abertura, com o tema “O futuro da ciência que queremos para o Brasil”, será proferida por José Eduardo Krieger, professor titular do InCor-HCFMUSP e pró-reitor de Pesquisa da USP.

“Apoiando a inovação nas indústrias: O papel da Embrapii no fomento à inovação no Brasil”, por Jorge Almeida Guimarães (UFRJ e presidente da Embrapii), e “Design of Photoelectromical Solar Cells and Their Role for the Development of Solar-driven Chemistry”, por Siglinda Perathoner (Universidade de Messina, Itália), serão algumas das outras palestras.

No encerramento, João Fernando Gomes de Oliveira (USP, vice-presidente da ABC e membro do Conselho Superior FAPESP) falará sobre “A nova gestão da Ciência: montando o quebra-cabeças do desenvolvimento”.

Mais informações: www.unesp.br/portal#!/noticia/25840/workshop-a-ciencia-tecnologia–inovacao-para-o-brasil-amanha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *