São Paulo School of Advanced Science on Arbovirology

Tempo de leitura: 2 minutos

A São Paulo School of Advanced Science on Arbovirology (SPSAS-Arbovirology) será realizada de 29 de maio a 9 de junho de 2017 na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

A SPSAS-Arbovirology visa proporcionar aos alunos uma visão crítica e abrangente sobre o estado da arte em pesquisa sobre arbovírus, com um foco especial sobre os vírus causadores da dengue, Zika e chikungunya.

Devido à sua natureza intrínseca da complexidade, uma vez que envolve a relação tripartite entre parasita, hospedeiro e vetor, a SPSAS-Arbovirology envolverá todas as etapas desse processo.

Segundo os organizadores, o objetivo principal de SPSAS-Arbovirology é se tornar um polo para discutir a importância desses arbovírus e para promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores.

Nos últimos anos, o Brasil foi objeto de atenção mundial com o surgimento do vírus Zika, que alcançou grandes proporções no número de casos e manifestações, não descritas na literatura na época e de grande gravidade (como microcefalia). O fenômeno observado no Brasil foi declarado como emergência de saúde pública de interesse global pela OMS.

A Famerp tem estabelecido forte colaboração com o University of Texas Medical Branch, especialmente com seu Departamento de Patologia, um centro de excelência em pesquisa em arbovírus.

A partir dessa colaboração foram organizados dois eventos, o primeiro e o segundo FAMERP-UTMB Meeting, em 2012 e em 2016. Devido a grande resposta por parte do público, os organizadores decidiram empregar a experiência com os eventos em um novo formato na São Paulo School of Advanced Science in Arbovirology.

O evento tem apoio da FAPESP por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios oferecidos são passagens aéreas, despesas de transporte terrestre local (aeroporto-hotel) e diárias na cidade que sediará a escola.

Estudantes interessados em participar, do Brasil e do exterior, podem se inscrever para o processo de seleção até 15 de março.

Mais informações: http://arbovirology.famerp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *