Revista Tempo seleciona artigos para o dossiê “Amazônia e história global”

Tempo de leitura: 2 minutos

A Revista digital Tempo, do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), seleciona artigos para o dossiê “Amazônia e história global”. A proposta deste dossiê temático é reunir estudos sobre a Amazônia brasileira e as fronteiras amazônicas da América do Sul, Atlântico e Caribe e seus diálogos com o campo historiográfico da chamada Global History. O prazo máximo para o envio de artigos é o 16 de março de 2017.

A Revista Tempo publica artigos e resenhas em português, espanhol, inglês e francês, em fluxo contínuo. Cerca de 30% dos artigos são traduzidos para a língua inglesa, de acordo com a seleção do Conselho Editorial. No caso de artigos oferecidos originalmente em francês e espanhol não serão necessariamente publicados em português. Aceitam-se, além de artigos e resenhas, entrevistas, transcrições de fontes comentadas, homenagens, comentários e moções.

Dossiê: Amazônia e história global.

Tomando como premissa que, em si, a Amazônia sempre foi um espaço de fronteiras, de políticas transnacionais e relações sociais, intelectuais e econômicas em escala mundial, buscamos recepcionar trabalhos que manejam diferentes histórias conectadas e cruzadas em distintas escalas de leitura temporal e espacial com passagem pelo locus amazônico, real ou imaginário, histórico ou literário, passado ou presente.

Diversos autores têm promovido o debate historiográfico, desde as Connected Histories (Subrahmanyam, 1997; Gruzinski, 2001; 2012; Hartog, 2013), passando pela Histoire Cruzée (Werner; Zimmermann, 2006), até distinções pontuais entre a Global History, World History e a Transnational History (Vengoa, 2009; Ficker, 2014). Todas essas narrativas, no entanto, compartilham da necessidade de ampliar os objetos de análise para além das fronteiras nacionais. Assim também, tem havido um esforço em romper com a tradicional unidade do Estado-Nação e oferecer uma interpretação alternativa aos “modelos” centrados a partir de “casos” europeus.

Nossa ideia é convocar alguns pesquisadores e demais interessados, que já vêm trabalhando e produzindo em interlocução com perspectivas que acionam diferentes escalas e contextos no campo da história. Barbara Sommer (Gettysburg College, USA), José Luís Peinado-Alonso (U. Barcelona, Espanha), Maria Adelina Amorim (CHAM, UL, Portugal), Patrícia Sampaio (UFAM, Brasil), Mark Harris (Univ. St. Andrews, Escócia, Reino Unido), Serge Gruzinski (EHESS, Paris, França), Yoshiaki Furuya (Kyushu University, Japão), Oscar de la Torre Cueva (University North Carolina, USA), além dos proponentes do dossiê estão entre alguns autores que pensamos como colaboradores desse volume.

Seus trabalhos abrangem diferentes temporalidades, áreas temáticas, rediscutem os marcos clássicos da história nacional (Colônia, Império e República), aprofundam abordagens interdisciplinares e, principalmente, apontam novas pesquisas nas quais as fronteiras amazônicas ganharam destaque.

Organizadores: Aldrin Figueiredo (UFPA), Rafael Chambouleyron (UFPA) e José Luís Ruiz Peinado-Alonso (Universitat de Barcelona, Espanha)

Mais informações na página da Revista Tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *