Pós-Doutorado em Microbiologia de Solos na UFSCar com Bolsa da FAPESP

Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Microbiologia de Solos com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 13 de maio.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Environmental effects of pasture-sugarcane conversion and pasture intensification“, realizado no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

O objetivo deste projeto é avaliar as consequências ambientais de mudança do uso do solo de pastagem para canaviais e intensificação de pastagens, abordando como essa mudança afeta a dinâmica da água, carbono, nitrogênio e fósforo.

Os interessados devem ser qualificados e capazes de desenvolver pesquisas com foco nas consequências ambientais da alteração do uso do solo, de pastagem para plantação de cana-de-açúcar e intensificação de pastagem. O bolsista selecionado desenvolverá o trabalho em Sorocaba.

Os candidatos devem ter doutorado ou PhD em Ciência do Solo, Microbiologia ou Biologia Molecular, com foco em Microbiologia de Solos Agrícolas e aspectos ecológicos dos grupos microbianos envolvidos nos principais ciclos biogeoquímicos, como carbono e nitrogênio.

É necessário, ainda, experiência em técnicas de biologia molecular, entre elas extração de RNA e DNA, PCR quantitativo, sequenciamento de nova geração e ferramentas de análise de dados, além de ter registro de publicações em revistas especializadas de qualidade e alto impacto.

Os candidatos devem enviar Currículo Lattes atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência, e duas cartas de referência para Janaína Braga do Carmo, uma das pesquisadoras principais do projeto, no endereço jbcarmo2008@gmail.com.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1546/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *