Pós-doutorado em Geoprocessamento e em Políticas Públicas com Bolsa da FAPESP

Tempo de leitura: 1 minuto

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) oferece duas oportunidades de pós-doutorado em Geoprocessamento e Políticas Públicas e em Políticas Públicas e Processos Participativos. O prazo de inscrição encerra em 27 de janeiro.

Os bolsistas integrarão a equipe de pesquisa do Projeto Temático Áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal: pesquisa para o desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão e transparência no processo de implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Estado de São Paulo. Os candidatos devem ter concluído o mestrado há menos de 7 anos.

O bolsista selecionado para a bolsa em Geoprocessamento e Políticas Públicas deverá se concentrar na elaboração e disponibilização do banco de dados de áreas disponíveis e prioritárias para compensação de Reserva Legal (RL) no Estado de São Paulo, atrelado a um protótipo de ferramenta automatizada de consulta pública.

Entre as atividades previstas estão: 1) Compilação do banco de dados sobre a malha de imóveis rurais e remanescentes de vegetação nativa; 2) Identificação de remanescentes potencialmente disponíveis para compensação de RL; 3) Elaboração do mapa de áreas prioritárias para compensação de RL; 4) Desenvolvimento de protótipo de ferramenta de consulta automatizada para utilização em políticas públicas.

Por tratar-se de um projeto multidisciplinar, os candidatos devem combinar habilidades em geoprocessamento, bancos de dados, políticas públicas e legislação ambiental – em especial o Novo Código Florestal Brasileiro. É desejável que tenham conhecimento avançado do pacote Microsoft Office, principalmente Excel e Access; conhecimento intermediário em softwares de geoprocessamento e em linguagens computacionais e de programação com foco em soluções geoespaciais (ex. Python, SQL, R); além de conhecimento básico de linguagens computacionais e programação para o desenvolvimento de plataformas digitais (ex. PHP, JavaScript, CSS, HTML etc.).

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1370/.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *