Pós-doutorado e doutorado em planejamento energético no RCGI

Tempo de leitura: 1 minuto

O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI) oferece uma vaga de doutorado e uma de pós-doutorado em planejamento energético com bolsa da FAPESP. As inscrições podem ser feitas até 22 de julho de 2018.

Coordenado pelo professor Júlio Romano Meneghini, o RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia financiado pela FAPESP e pela Shell, com sede na Escola Politécnica da USP.

Os bolsistas com expertise em modelagem energética trabalharão com modelos convergentes para a realidade energética brasileira, elaborando cenários alternativos de longo prazo.

Desenvolverão também atividades relacionadas a: tecnologias de modelagem de energética; avaliação de custos de tecnologias de energia; desenvolvimento de modelos de planejamento energético em todos os setores; análise das tendências de médio e longo prazo na demanda e oferta de energia para o Brasil em termos agregados, bem como em base setorial/regional, considerando os diversos setores da economia; e estudos sobre o uso de gás natural comprimido e/ou liquefeito no setor de transporte.

Os candidatos devem estar familiarizados com modelos de simulação de energia e otimização. Além disso, devem demonstrar experiência em avaliação de custos de tecnologias de energia e capacidade de estimar a demanda futura de energia. Conhecimento em estatística, econometria e nas plataformas LEAP e TIMES são fatores positivos.

Os candidatos também devem comprovar habilidade de redação em publicações de periódicos internacionais de alto impacto e deverão desenvolver artigos científicos em coautoria com as equipes de projetos do RCGI.

As inscrições podem ser feitas em www.rcgi.poli.usp.br/opportunities (REF 18PDR080 e REF 18PDR081).

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2175 e www.fapesp.br/oportunidades/2176.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *