FAPESP anuncia chamada para pesquisas em biodiversidade na América Latina

Tempo de leitura: 1 minuto

A FAPESP lançou uma chamada de propostas em colaboração com o Natural Environment Research Council (NERC), um dos conselhos de pesquisa britânicos, o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt), do Chile, e o Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec), do Peru.

A oportunidade integra o “Latin American Biodiversity Programme”, do NERC, e é apoiada, no Reino Unido, pelo Fundo Newton.

O objetivo do programa é contribuir com o entendimento regional do papel da biodiversidade e dos ecossistemas, bem como dos serviços ofertados por eles. A chamada é liderada pelo NERC e visa apoiar pesquisas multilaterais em quatro temas científicos:

– Compreender a relação entre espécies e habitats;
– Compreender o uso da biodiversidade como recurso para subsistência, estimulando uma economia de base sustentável;
– Mudanças climáticas, biodiversidade e ecossistema;
– Manter e restaurar o capital natural.

As submissões não estão restritas a pesquisadores aprovados na primeira fase do programa.

Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo, um pesquisador responsável no Reino Unido e um pesquisador responsável em um dos outros países da América Latina participantes da chamada – Argentina, Chile ou Peru.

Na FAPESP, os projetos tramitarão de acordo com as normas e orientações das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Jovem Pesquisador. Modificações e excepcionalidades estão descritas no texto da chamada.

A data-limite para o envio de propostas é 26 de julho de 2017. Para os pesquisadores do Estado de São Paulo, as submissões devem incluir, obrigatoriamente, uma carta de elegibilidade, a ser solicitada previamente à FAPESP.

A chamada de propostas está disponível (em inglês) em www.fapesp.br/11690.

Orientações específicas para proponentes do Estado de São Paulo estão publicadas em www.fapesp.br/11689.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *