Dossiê “Os Significados das novas quedas presidenciais na América Latina”

Tempo de leitura: 1 minuto

A Revista de Ciências Sociais ( ISSN 2318-4620), da Universidade Federal do Ceará, seleciona artigos para o dossiê: Os Significados das novas quedas presidenciais na América Latina: instabilidade dos governos ou instabilidade de regime?,organizado pelo rof. Dr. André Luiz Coelho Souza (UNIRIO). Os investigadores interessados em colaborar têm até 20 de maio de 2017.

A Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criada em 1970, com periodicidade semestral, traduzindo o desenvolvimento da pesquisa e das atividades docentes do então Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. A Revista tem como objetivo divulgar os resultados de pesquisas empíricas e teóricas em antropologia, sociologia e ciência política.

O presente dossiê temático busca responder as seguintes perguntas:

  • A democracia está em perigo na região?
  • Existe uma nova onda de instabilidade política na América Latina?
  • Qual é o papel da manutenção da coalizão de governo para a permanência dos presidentes? Ainda seria possível falar de presidencialismo de coalizão (Abranches, 1988) no Brasil?
  • Qual foi o papel dos militares nos últimos casos de quedas presidenciais? Distanciamento, neutralidade, ação indireta ou participação ativa?
  • Teria ocorrido um aprendizado das forças conservadoras a partir das ações da esquerda ao longo dos últimos anos, passando então a se organizar para retirar presidentes progressistas?
  • Qual o papel do Judiciário, do Ministério Público (e de seus congêneres na região) e das forças policiais nesse processo?
  • A mídia seria um importante ator para desestabilizar o mandato de presidentes em crise?
  •  Seria possível dizer que existe um padrão de ação e organização nos quatro últimos casos?

Mais informações na página da Revista de Ciências Sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *