Dossiê arquivos literários de poetas da Revista Texto Poético

Tempo de leitura: 1 minuto

A Revista Texto Poético, (ISSN 1808-5385, Qualis B2), publicação do Grupo de trabalho Teoria do Texto Poético filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), seleciona artigos para o Dossiê Arquivos Literários De Poetas: Materiais E Leituras. Os artigos podem ser enviados até 30 de agosto de 2017. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.

Eixo Temático

A oficina de trabalho de um escritor é sempre um espaço de diferentes materiais de escrita que se cruzam ou se ocultam nas obras que vêm a público. Nem sempre há um escritório, por vezes há somente uma arca, apenas folhas ou, contemporaneamente, apenas a memória do computador. Seja como for, os escritores que partem deixam muitas vezes trilhas importantes de seu trabalho espalhadas em espólios, em cartas, que se transformam em objeto de investigação, permitindo que possam ser também conhecidas outras facetas de produção.

Propõe-se, portanto, neste dossiê, pensar determinadas materialidades da escrita que permitam novas perspectivas críticas, diferentes abordagens e inesperados diálogos por outras vias de acesso ao trabalho poético. Assim sendo, o interesse do dossiê reside em acolher estudos sobre arquivos literários de poetas, obras inéditas, correspondência, projetos estéticos e outras produções muitas vezes esquecidas em revistas, coletâneas ou publicações de circulação restrita que, até então em zona obscura, vêm à luz para possibilitar outras leituras.

A Revista aceita também trabalhos sobre outros temas concernentes aos estudos de poesia para figurar na seção Vária.

Mais informações no site da Revista Texto Poético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *