Chamada para publicação: dossiê “Gosto, memória e escrita”

Tempo de leitura: 1 minuto

A Revista O Eixo e a Roda informa que foi prorrogado o prazo para submissão de artigos para o dossiê “Gosto, memória e escrita”.

Gosto, memória e escrita

O presente volume pretende reunir textos resultados de estudos interdisciplinares que exploram o eixo “Literatura e Alimentação” como base de reflexão crítica e teórica. Se há muito a literatura escreve uma espécie de biografia gastronômica, e a alimentação dá a ler os homens e as suas culturas, de que forma os escritores brasileiros tomam o gosto e a memória como dispositivos capazes de alargar a compreensão das vivências passadas e do presente? E as sociabilidades em torno da mesa, da cozinha, dos espaços domésticos, dos gestos que envolvem a produção, a circulação e o consumo dos alimentos em várias instâncias da cultura nacional, como são problematizados e apresentados pela ficção e poesia?

Com o objetivo de agregar ao vigoroso elenco de referências clássicas disseminadas no Épico de Gilgamês, na Odisséia, na Bíblia, nas As mil e uma noites, na Recherche, de Proust, ou em As cidades e as serras de Eça, indagar-se-á como obras de diversos autores brasileiros interceptam e problematizam o lugar da comida na cultura e, tal como no verso do Rilke lembrado intertextualmente pela poeta Adília Lopes, faz “dançar a laranja”.

Data limite para submissão dos artigos: 01 de dezembro de 2018.

Organizadores:

  • SAL – sobre alimentos e literaturas
  • Sabrina Sedlmayer (Faculdade de Letras/UFMG)
  • José Newton Coelho Meneses (Departamento de História/FAFICH-UFMG)

Mais informações no site da revista: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/index.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *