Chamada para Publicação de Textos da Revista Diálogo das Letras – 2018.1

Tempo de leitura: 3 minutos

A revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), periódico científico online e de acesso livre, editado pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Departamento de Letras Vernáculas/UERN/Campus de Pau dos Ferros, está com chamada aberta para recebimento de textos para compor o seu vol. 7, n. 1, 2018.

A revista aceita a submissão de trabalhos para as seções LivreEntrevista e Resenhas, desde que dentro do foco e escopo da revista, e para a seção Dossiê, cuja temática do número é a seguinte:

 

Gêneros de texto na perspectiva do Grupo de Genebra: reflexões teóricas e práticas

Ementa: Os estudos sobre os gêneros de texto têm se acentuado nas últimas décadas no Brasil, principalmente após a implementação, em 1998, dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde então, as inúmeras pesquisas sobre essa temática pautam-se em diferentes concepções teóricas, definindo e caracterizando os gêneros, bem como analisando seus usos nas práticas sociais. Diante dessa diversidade de aportes teóricos e metodológicos, o propósito deste dossiê é reunir trabalhos inéditos que discutam sobre os gêneros de texto na perspectiva defendida pelo Grupo de Genebra, cujos principais representantes são Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz. Pautados em uma perspectiva bakhtiniana, que considera a dialogicidade da linguagem e os gêneros como “tipos relativamente estáveis de enunciados”, o grupo genebrino tem discutido como esses instrumentos podem ser didatizados, isto é, se tornar um objeto de ensino, uma vez que, para os didaticistas, são considerados como (mega)instrumentos para o agir nas mais diversas situações de linguagem. Nesse sentido, os autores da Escola de Genebra propõem o trabalho com sequências didáticas, definidas por eles como “[…] um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010, p. 82). Essas atividades têm a finalidade de fornecer aos professores e estudantes instrumentos necessários para melhor conhecer e manusear os gêneros e as situações de comunicação das quais fazem parte. Com essa perspectiva, serão priorizados estudos que: a) enfatizem as práticas docentes no que se refere ao ensino da leitura e da escrita por meio de gêneros; b) discorram sobre os multiletramentos, a partir do ensino de diferentes gêneros de texto; c) problematizem a formação docente com base no estudo teórico e metodológico dos gêneros de texto; d) contribuam com a reflexão sobre materiais didáticos e orientações curriculares acerca do trabalho com a leitura e a escrita, via gêneros.

Organizadores:

  • Prof. Dr. Joaquim Dolz (UNIGE – Suíça)
  • Prof. Dr. Bernard Schneuwly (UNIGE – Suíça)
  • Profa. Dra. Cleide Inês Wittke (UFPEL – Brasil)
  • Profa. Dra. Milena Moretto (USF – Brasil)

O prazo para submissão dos trabalhos se estende até o dia 31 de janeiro 2018 e a previsão de publicação é junho de 2018.

Solicitamos que os trabalhos sejam enviados para o e-mail dialogodasletras@gmail.com e sigam rigorosamente as diretrizes para submissão de textos que se encontram na página da revista, no seguinte endereço: .

Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/announcement/view/32.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *