Chamada para capítulo em livro sobre História da Ciência

Tempo de leitura: 1 minuto

Tema: EM TORNO DE MENDEL (Título provisório)

Resumo da proposta:

Sabe-se que Johann Gregor Mendel foi que conseguiu entender a herança dos caracteres herdáveis em plantas, tornando-se para a Ciência um “divisor de águas”. Suas descobertas levaram a outros investigadores, a alguns anos depois, a investirem em pesquisa no campo da Biologia. Essa nova proposta promoveu a descoberta de novas interações genéticas que abriram espaço para a criação de uma nova ciência que foi a Genética. Da mesma forma que houve investigadores posteriores a Mendel, outros aparecem no panorama científico como hibridistas de plantas, que, direta ou indiretamente, contribuíram para a descoberta das Leis de Mendel. Com isso pode-se verificar que todos os investigadores dos séculos anteriores a Mendel e o do século de Mendel, assim como os do século XX estão de uma certa forma ligados.

A proposta desse edital é de se descrever o trabalho desses investigadores antes e depois de Mendel, a fim de se estabelecer a ligação existente entre eles. Propomos aos autores dos capítulos que escrevam sobre um ou mais de um desses investigadores, com a finalidade de conseguirmos reunir essas informações que estão fragmentadas nas descrições bibliográficas, principalmente nas bibliografias didáticas.

Poderá ser incluído aqui trabalhos que já foram publicados em revistas. Nesse caso será citado ao pé da página a referência completa de onde ela foi publicada.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto: 

  • História da Ciência
  • Filosofia da Ciência

Organizador: Luiz Augusto Salles das Neves

Mais informações no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *