Chamada aberta para envio de capítulos – Coleção Educação

Tempo de leitura: 3 minutos

A Paco Editorial está com chamada aberta para envio de capítulos para compor a Coleção Educação por Milena Moretto.

Resumo da proposta:

A coleção busca reunir estudos que discutam e reflitam sobre diversas temáticas relacionadas à educação, dentre elas: a Base Nacional Curricular Comum, a formação inicial e continuada, pesquisa (com) narrativa como processo de reflexão e autoformação, a docência no ensino superior e o trabalho com a leitura e escrita.

Tema: A BNCC em foco: (im)possibilidades de trabalho com o novo curricular nacional.

A presente obra visa reunir estudos que possam refletir sobre as implicações que o novo documento curricular, recentemente aprovado – a Base Nacional Curricular Comum –, pode trazer para o ensino das mais diversas disciplinas, isto é, as possibilidades e as impossibilidades de trabalho perante a diversidade de escolas existentes em nosso país. A obra aceita trabalhos de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e busca trazer contribuições para professores e pesquisadores interessados em discutir/aprofundar seus estudos acerca das prescrições que regem o ensino brasileiro.

 

Tema: A pesquisa (com) narrativa: reflexões sobre a constituição discente e docente.

A presente obra tem como objetivo reunir textos que discutam sobre a pesquisa narrativa ou com narrativas e como essas pesquisas têm contribuído para discutir a constituição de diferentes sujeitos em vários contextos de formação, sejam estes educacionais ou não. Os textos que irão compor a obra precisam estar relacionados ao método (auto)biográfico e levar a reflexão de como, a partir das narrativas das trajetórias de vida, os sujeitos foram se constituindo e, ao mesmo, (re)ssignificando suas experiências.

Tema: Discutindo à docência no ensino superior.

A presente obra tem como objetivo reunir textos que discutam sobre a constituição do professor do ensino superior. Os textos que comporão a obra podem assumir diferentes aportes teórico-metodológicos para discutir as múltiplas dimensões do trabalho docente: o que é se tornar professor no ensino superior, os desafios de um profissional liberal ao assumir a posição de professor em cursos de graduação, o trabalho do formador de professores – dos cursos de licenciaturas – etc.

Tema: Leitura e produção escrita na educação básica.

A presente obra busca reunir estudos dedicados ao ensino da leitura e escrita na educação básica. Os textos podem estar relacionados a diferentes abordagens teórico-metodológicas e devem suscitar reflexões acerca do trabalho com a língua como práticas sociais que estão associadas aos diferentes contextos de produção de uso dos quais quaisquer sujeitos participam. Nesse sentido, serão aceitos estudos que: (a) enfatizem as práticas docentes no que se refere ao trabalho com a leitura e da escrita; (b) discorram sobre o letramento ou multiletramentos; (c) contribuam com a reflexão sobre materiais didáticos e orientações curriculares acerca do trabalho com a leitura e a escrita.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

– Formação de professores

– Políticas públicas

– Orientações curriculares

– Competências e habilidades

– Trabalho docente

– Formação inicial de professores

– Formação continuada de professores

– Cursos de licenciatura para formação de professores

– Cursos de especialização para formação de professores

– Docência no ensino superior

– Leitura e produção escrita na educação básica

– Ensino da leitura na educação básica

– O trabalho com a língua como prática social

– Letramento

– Multiletramentos

Organizadora: Milena Moretto

Prazo para Submissão de Artigos: 01/12/2018 (Prorrogada até 05/01/19)

 

Saiba mais informações: http://editorialpaco.com.br/colecao-educacao/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *