Antropologia e Sociologia das Emoções: Lugares e Memórias

Tempo de leitura: 1 minuto

Este dossiê deverá compor o volume 2, número 3, da Revista Ciências da Sociedade, ISSN 2594-3987, do Programa de Pós-Graduação Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará, com publicação prevista para maio/junho de 2018.

O dossiê tem como proposta refletir sobre as emoções nas diversas esferas da vida social em contextos urbanos a partir da tríplice relação entre emoções, lugares e memória. O dossiê contempla estudos que tenham a Antropologia e Sociologia das Emoções como tema principal e que tragam por objeto a compreensão das diversas sensibilidades cotidianas, culturas emotivas e moralidades. Visa pensar as diversas formas de interação e de construção de laços de afetividade e suas tensões no meio urbano: formas de convivência nas relações interpessoais e de vizinhança; tensões e conflitos na configuração dos sentimentos de pertença; a construção de trajetórias e histórias naturais de lugares, o processo de construção da memória individual e coletiva de um lugar e suas relações com o espaço mais amplo em que se situa, entre outros. Interessa ao dossiê, portanto, contribuições que discutam o pertencimento e os processos constituintes de culturas emotivas e de códigos morais que movem as relações sociais e impulsionam e engendram as redes de sociabilidades entre indivíduos e grupos em processos de interação.

As contribuições devem ser endereçadas aos e-mails dos três coordenadores do dossiê acima apresentados até o dia 28 de fevereiro de 2018.

As propostas devem estar conformes as Diretrizes para os Autores constantes da página da Revista Ciências da Sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *